Pintura
TÉCNICAS DE PINTURA
-
Aquarela
A aquarela é uma técnica de pintura em que os pigmentos são dissolvidos em água, geralmente a fim de obter efeitos como transparência, brilho, leveza e fluidez nas pinturas.
-
Canetas
Esta técnica geralmente inclui pinturas feitas com caneta Bic em diversas cores. Utilizando o método de pintura por camadas, é possível obter resultados diversos, usando hachuras ou técnicas mistas.
-
Giz Pastel Oleoso
O giz pastel oleoso conta com consistência oleosa, tem textura macia e oferece cores fortes. É um tipo de giz que não é tão quebradiço e faz menos poeira que o giz pastel seco. Pode ser utilizado por quem deseja pinturas menos detalhadas ou em tamanhos maiores. As cores se misturam de maneiras diferentes e é possível fazer diversas experimentações dentro dessa técnica.
-
Giz Pastel Seco
O giz pastel seco é um material que pode ser usado em praticamente qualquer tipo de papel e é mais indicado para quem busca usar técnicas de esfumado, com suavidade nas tonalidades. Pode ser esfumado com o dedo, um esfuminho ou até um papel liso. É uma técnica bem livre, trazendo resultados de pintura diversos.
-
Guache
A tinta guache é uma das mais tradicionais e conhecidas. Esta é uma técnica que pode introduzir à pintura com técnicas úmidas. Pintar com guache traz benefícios aos estudos de cores, luz e sombra e texturas com tinta. Podem ser utilizadas superfícies diferentes para pintura.
-
Ilustração
A ilustração artística abrange técnicas de desenho e pintura diversas. A ilustração tem como objetivo ilustrar algum objeto, personagem, paisagem, etc. No geral, não necessariamente está relacionado ao realismo. A ideia da ilustração é chamar atenção do observador. Nesta técnica é possível desenvolver o seu traço de desenho — a sua forma de desenhar.
-
Lápis de Cor
A pintura com lápis de cor introduz os estudos de cores com técnicas secas. É muito conhecido e muito utilizado para treinos diversos, desde luz e sombra até texturas e graduações cromáticas.
-
Nanquim
A tinta nanquim é um material corante preto originário da China. Desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, a tinta é constituída por partículas de carvão suspensas em uma solução aquosa. Os estudos artísticos com nanquim podem ser utilizados tanto para desenho quanto para pintura. No desenho, costuma-se usar técnicas de hachura. Na pintura, o nanquim pode ser comparado com aquarela, porém com um pigmento mais marcante e usualmente monocromático na cor preta.
-
Tinta Acrílica ou PVA
São tintas à base d'água que permitem pinturas e inúmeras superfícies, como telas, madeira ou papel. A pintura com tinta acrílica ou tinta PVA possibilita passagens de cores de forma mais concentrada e intensa, com cores vivas e pintura bem definida.